Quantidade de Páginas visitadas

Caros pais,
A música também contribui para que seu filho desenvolva próprias preferências em relação a uma variedade de temas. Escolher um instrumento e um estilo musicail desenvolve a individualidade do aluno e o estimula a ser autônomo. Seja como músico, produtor ou ouvinte, a música só traz benefícios ao aprendizado. Vale a pena incentivar essa experiência, pois traz maturidade, individualidade e prazer de freqüentar a escola.
Uma das formas de estimular o desenvolvimento de alunos é através do Projeto de música na escola. O desenvolvimento através da música pode ser colocado em prática de diversas formas, desde a utilização de letras na interpretação de texto em sala, confecção de paródias para estimular a imaginação até a instrumentalização propriamente dita. A música aumenta a sensibilidade e instiga a criatividade aumentando a integração do aluno à escola. Qualquer forma de utilização da música, com qualquer tipo de instrumento, seja qual estilo for, vai fazer com que o aluno aumente sua habilidade de observação, compreensão e representação. A musica tem o poder de trazer a tona habilidades que a própria pessoa desconhece, e para um aluno essas habilidades podem ser a linha que o separa da mediocridade. Um aluno com o ouvido bem treinado para a musica será também um bom leitor e interprete de textos, aprenderá novos conceitos, vocábulos, metáforas, sem contar que podem também aprender uma língua estrangeira!
Através da música aprende-se sobre política, (Caminhando e cantando, E seguindo a canção,Somos todos iguais,Braços dados ou nãoNas escolas, nas ruas, Campos, construções, Caminhando e cantando, E seguindo a canção- Geraldo Vandré – 1968,) educação, (Ei, povo brasileiro, Não ponha suas crianças nas ruas para mendigar,Pois a saída de nossos problemas é a educação, Se você não teve sua chance Dê-a seus filhos então - Natiruts) cultura, (Esse coqueiro que dá coco,Onde eu amarro a minha rede, Nas noites claras de luar. Ô! Estas fontes murmurantes, Onde eu mato a minha sede, E onde a lua vem brincar – Ary Barroso), gênero (Foi pra diferenciar, Que Deus criou a diferença, Que irá nos aproximar, Intuir o que ele pensa, Se cada ser é só um, E cada um com sua crença, Tudo é raro, nada é comum, Diversidade é a sentença- Lenine), relações interpessoais (Eu te desejo muitos amigos, Mas que em um você possa confiar, E que tenha até inimigos, Pra você não deixar, De duvida – Frejat) ecologia (Águas escuras dos rios, Que levam a fertilidade ao sertão, Águas que banham aldeias, E matam a sede da população – Guilherme Arantes) e ainda uma infinidade de outros temas que aparecem em maravilhosas obras musicais.
Através da música estuda-se história e geografia pois a musica tem um contexto social e temporal, na música estão inseridos movimentos sociais, cultura regional, folclore, biografia, etc A musica traz infinitas dimensões de aprendizado, e se utilizada adequadamente pode ser usada para desenvolver habilidades em ciências sociais, exatas , humanas, naturais, etc. Mas, como a música pode ser usada na matemática? Habilidades musicais desenvolvem o raciocínio matemático, pois cifras e partituras precisam de repetições, padrões, escalas, dicotomias, coerências e adequações, todos raciocínios matemáticos, que se bem desenvolvidos, através da lógica pode trazer um grande benefício no aprendizado da matemática. A cooperação para a execução musical traz também um grande benefício, faz com que os alunos aprendam a trabalhar em conjunto e identificar gostos em comum, ajuda ainda a acabar com a inibição, estimula o aluno à descontração.
A sociedade atual pede indivíduos com mentes inovadoras e diferenciadas, e a música traz perspectivas e habilidades que fazem com que o aluno use a criatividade e teste novas ideias.
.

“A educação do homem deve começar pela poesia, ser fortificada pela conduta justa e consumar-se na música.”
― Confúcio


“A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere- lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação.” 
Platão 






VIDEO 1

VÍDEO 1



VÍDEO 2



VÍDEO 3



VÍDEO 4










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Vila Guaíra - CEP 80610-010 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito